15 de junho de 2012

Água para Elefantes - por Sara Gruen


Título: Água para Elefantes
Autora: Sara Gruen
Editora: Sextante
Páginas: 336



Desde que perdeu sua esposa, Jacob Jankowski vive numa casa de repouso, cercado por senhoras simpáticas, enfermeiras solícitas e fantasmas do passado. Por 70 anos Jacob guardou um segredo. Ele nunca falou a ninguém sobre os anos de sua juventude em que trabalhou no circo. Até agora.
Aos 23 anos, Jacob era um estudante de veterinária. Mas sua sorte muda quando seus pais morrem num acidente de carro. Órfão, sem dinheiro e sem ter para onde ir, ele deixa a faculdade antes de prestar os exames finais e acaba pulando em um trem em movimento - o Esquadrão Voador do circo Irmãos Benzini, o Maior Espetáculo da Terra.
Admitido para cuidar dos animais, Jacob sofrerá nas mãos do Tio Al, o empresário tirano do circo, e de August, o ora encantador, ora intratável chefe do setor dos animais.
É também sob as lonas dos Irmãos Benzini que Jacob vai se apaixonar duas vezes: primeiro por Marlena, a bela estrela do número dos cavalos e esposa de August, e depois por Rosie, a elefanta aparentemente estúpida que deveria ser a salvação do circo.
"Água para Elefantes" é tão envolvente que seus personagens continuam vivos muito depois de termos virado a última página. Sara Gruen nos transporta a um mundo misterioso e encantador, construído com tamanha riqueza de detalhes que é quase possível respirar sua atmosfera.






A autora Sara Gruen, nos traz o fascínio dos circos em seu livro, Água para elefantes. Mas não são os de hoje. São os circos norte-americanos da década de 1920 e 1930. Os circos que viajavam de trem. Mostrando as malícias, o lado maldoso, o amor pelos animais e o romance.
Em flashbacks de sua juventude, Jacob Jankowski releva o quanto ficou perdido após, a morte dos pais. E que seu futuro acadêmico em veterinária ia sendo desfeito. Desolado, ele embarca em um trem, sem saber que aquela decisão mudaria totalmente seu destino e o levaria a encontrar seus futuros amores. Deixando-se levar pelos encantos do circo, Jacob logo descobre as malícias, as trapaças e o que ele precisa saber para se dar bem nesse meio. Logo, Jacob se depara com a domadora equestre e nela ver toda doce sensualidade de uma mulher, porém Marlena mantém compromisso com August, seu chefe de departamento. Em sua interna briga, por estar apaixonado pela mulher de seu chefe, Jacob se vê confuso. Em seu tempo no circo, foi ficando mais íntimo de August e Marlena, assim ficando ainda mais apaixonado, porém sua segunda paixão, surpreendentemente seria mais uma atração do circo. A difícil elefanta Rose, na qual ele sente um afeto indispensável.

Em 336 páginas, a história transporta o leitor a viver na época, onde os circos tinham como atrações animais “selvagens”, mulheres com mais de 400 quilos, com criaturas estranhas, onde as pessoas esperavam na linha férrea a chegada dos astros. Leva o leitor a viver a ansiedade de um amor secreto, e também de amor ao animal. Apesar da linguagem um pouco “pesada”, o modo de leitura é bastante obsessivo. Em sua capa, Água para elefantes nos convida a sermos a plateia de seu incrível show. 




Um comentário:

  1. Meu, esse livro é muito bom!!! O Jacob velho é melhor velhinho da literatura. Gostei muito mesmo. A resenha ficou ótima.

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar... \o/